sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Bolsa para descendentes de Urasoe-shi

A diretoria do Urasoe Kyoyukai está convocando candidatos à bolsa de Urasoe.

Principais Requisitos:

-Ser descendente da Cidade de Urasoe ( Pode ser tanto por parte de pai como de mãe até a 4geração)
-Ter um parente em Urasoe que possa ser responsável pela estadia (Hoshounim)

******Esses dois primeiros requisitos são indispensáveis* ******

-Idade entre 18 à 35 anos
-Possuir noções de nihongo (escrita em hiragana e katakana e conversação básica, isto é o que se conversa no dia-a-dia) haverá um teste simples.
-Ter um interesse imenso em manter a cultura e tradições de Okinawa, pois esta é a finalidade da volsa. (serão 2meses de estágio em nihongo e 4meses em aprendizado de alguma cultura, a parte profissional é só para ter uma noção, agora ficam só uma semana na Empresa)
- O período da bolsa está previsto para o dia 16/06/2010 a 15/12/2010
-Ao retornar ao Brasil o bolsista deve participar e ajudar nas organizações dos eventos do Kyoyukai

Benefícios Oferecidos

-Passagem de ida e volta
-Bolsa auxilio mensal

Viagem a lugares turísticos a outras regiões do Japão

Os interssados deverão entrar em contato até o dia 30 de janeiro de 2010

Shirley Harumi Shingaki
e-mail :shirley.shingaki@gmail.com
cel.:11-9602- 5575

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

APLP Fellowship Announcement, 2010-2011



Um breve relato do programa:

O programa APLP - Asia Pacific Leadership Program (Programa de Liderança da Ásia do Pacífico) este ano conta com a participação de 40 pessoas de 21 países. O programa endereça basicamente três questões: 1- O que está ocorrendo na Ásia do Pacífico; 2- Quais são as competências de liderança requeridas; 3- Onde você, enquanto líder, se encaixa.

Para a primeira fase do programa temos conteúdos globais relacionados a Economia, Educação, Meio ambiente, Setor Privado, Terceiro Setor, Empreendedorismo, Política e assim por diante. Por se tratar de um programa da Ásia do Pacífico, focamos nossas discussões em torno dessa dimensão geográfica.

Também aprendemos muito sobre aspectos de liderança, como trabalho em equipe, processo decisão consensual, técnicas de apresentação, rede de contatos, técnicas para utilizar em debates, liderança adaptativa. O programa contempla tanto a parte teórica dos temas, quanto a parte prática, na qual elaboramos planos de ações fazemos o acompanhamento e revisões quando necessário.

Além disso tivemos a oportunidade de viajar para Okinawa e China, onde pudemos explorar a cultura okinawana e chinesa por 20 dias. Em Okinawa, visitando pela primeira vez, passamos 5 dias e lá encontramos pessoas magníficas que fizeram com que nos sentíssemos em casa. Participamos do Naha Matsuri, Tsunahiki e foi interessante observar todo o ritual presente neste festival. Tivemos a experiência super especial de fazermos o caminho inverso de nossos avós, visitando suas respectivas terras de origem, então fomos à Itoman e Tomigusuku (Marvin) e Nakijin (Daniel) onde encontramos nossos parentes e tivemos descobertas sobre nossas origens, o que é uma experiência indescritível. Estamos aprendendo muito sobre a cultura Uchinanchu e a força que ela tem enquanto comunidade.

Ainda tivemos a opção de participar de uma viagem para Nova Iorque e Washington onde há visitas a organizações internacionais e conheceremos pessoas de várias áreas.



Enfim, o programa proporciona um aprendizado intenso em curto espaço de tempo, e sem esquecer de que o Hawaii é um lugar maravilhoso, não só para visitar como turista, mas como para estudar também. Fomos muito bem acolhidos pela comunidade Uchinanchu em Honolulu, e somos particularmente gratos às pessoas do Worldwide Uchinanchu Business Association que nos concedeu esta bolsa de estudos e mais que isso, a oportunidade ímpar de desfrutar desta experiência e conhecer pessoas e lugares que nunca imaginei ser possível ter contato.



Daniel Taminato, 26, de Curitiba, esteve em 2009 no Hawaii.