segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Tchau, 2012!


Enfim, chegamos ao final de 2012! O que podemos falar sobre esse ano? Para nós, do Urizun, foi um ano muito especial! São vários os motivos, mas podemos dizer com muito orgulho que o principal feito do Urizun esse ano foi a participação no 1° Sekai Wakamono Uchinanchu Taikai. A ideia foi concebida em 2011, e o evento aconteceu em julho deste ano. Foram meses de reuniões e preparativos, resultando num evento que ficará para sempre marcado em nossas memórias.


Como qualquer primeiro evento, foi uma espécie de teste, no qual conseguimos provar a capacidade dos jovens de se organizar em torno de um objetivo comum: estreitar os laços entre as novas gerações de uchinanchus do mundo inteiro. Agora daremos o próximo passo e realizaremos o 2º encontro em Los Angeles, no mês de julho. Em breve traremos mais informações!


Ainda falando sobre uchinanchus de vários países, podemos citar o 5º Niseta Tour, realizado pela primeira vez no Brasil, em janeiro. Este encontro acontece todo ano, entre uchinanchus da América do Sul, e desta vez contou com participantes de Okinawa. Em um dos dias, o Urizun promoveu uma visita guiada pelo MIO – Memorial do Imigrante Okinawa, além de atividades de recreação.
Outro marco de 2012 foi o aniversário de 40 anos da reversão de Okinawa ao Japão. Para debater este assunto, pouco falado aqui no Brasil, foi realizado um evento no MIO, e o Urizun deu sua especial contribuição cozinhando um delicioso taco rice. Também fizemos a divulgação desse delicioso prato no 10º Okinawa Festival da Vila Carrão, além de mostrar um pouco da cultura de Okinawa no tradicional stand do Urizun.


E, lembrando que somos um grupo de ex-bolsistas, realizamos em maio nosso 6º Konshinkai – Bate-papo sobre bolsas de estudo em Okinawa. E em outubro a AOKB promoveu a seleção para a bolsa kenpi ryugaku, da qual participaram 11 candidatos, dentre os quais 3 foram selecionados. A quantidade de interessados na bolsa foi uma surpresa muito positiva, pois mostra que há muitos jovens que querem conhecer mais sobre suas raízes.


E, para encerrar 2012, realizamos nosso Bonenkai no dia 8/12, com muita comida, bebida e karaokê! Compareceram vários ex-bolsistas: diferentes épocas, diferentes tipos de bolsas, futuros bolsistas e até bolsistas recém-chegados de Okinawa, além de convidados muito especiais. 

Gostaríamos de agradecer a todos que acompanharam o trabalho do Urizun esse ano, seja participando, colaborando, divulgando nossos eventos, lendo nossa coluna no Utiná Press e no blog. E que venha 2013, com muitas alegrias! =D

E agora o Urizun tem uma página no facebook! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário